Vitamina D e Câncer

Vitamina D e Câncer


O contato constante de nosso corpo com os quatro elementos da Natureza, ár - água - terra - fogo, quando não poluídos pelo homem, sempre evita o surgimento de problemas no nosso organismo. Quando o problema já se manifestou, os referidos contatos ajudam a eliminar a doença presente. Veja a notícia que saiu hoje no jornal:

Vitamina D pode ajudar na luta contra o câncer
A dosagem deve ser diária durante o Outono e o Inverno, sobretudo para adultos e idosos
De Montreal

A Sociedade Canadense do Câncer recomendou, na semana passada aos adultos, que tomem diariamente vitamina D durante o Outono e o Inverno, uma forma eficaz para prevenir o câncer, segundo um estudo norte-americano publicado no último dia 7.

A recomendação da Sociedade do Câncer "se baseia numa série de provas cada vez mais numerosas de um vínculo entre a vitamina D e uma redução dos riscos de câncer de próstata, de mama e colo-retal", acrescentou o comunicado.

"É, sem dúvida, a primeira vez que uma importante organização de saúde pública apóia o uso desta vitamina como terapia preventiva do câncer para o conjunto da população", destacou o jornal The Globe and Mail.

A Sociedade do Câncer recomenda aos adultos canadenses tomar um suplemento de 1.000 unidades internacionais (UI) de vitamina D por dia, no Outono e no Inverno.

A entidade estende esta recomendação para todo o ano, para pessoas que apresentem um risco maior que a média, de carência de vitamina D, isto é, os idosos, os que têm pigmentação escura da pele ou as que não costumam sair muito de casa.

A vitamina D é sintetizada pela nossa pele durante a exposição ao sol [elemento Fogo].

A situação geográfica do Canadá, onde os invernos são longos (devido à alta latitude geográfica), teve um papel determinante na decisão desta Sociedade em fazer esta recomendação, disse Heather Logan, sua diretora de política de luta contra o câncer. (Da Agência France Press)

Nota: A exposição de nosso corpo ao fogo é um processo purificador. Porisso, podemos observar a presença do fogo ao longo de toda a história humana: adoração do sol [como o Deus Rá, no antigo Egito, por exemplo], uso de fogueira pelos índios [que deu nome à Terra do Fogo, no sul da Argentina, por exemplo] e nas nossas festas juninas, uso de velas acesas em templos religiosos, banhos de sol dos naturistas, preparação de comida [no fogo do fogão, que leva as mulheres a se purificarem - e viverem - mais que os homens], presença de lareira nas habitações, etc. Leonard Orr, um imortalista, conta que ele próprio se livrou de todas suas doenças passando um ano inteiro numa floresta, na presença de uma fogueira. Quanto à vitamina D, em particular, já foi verificado, nos Estados Unidos, que a incidência de câncer aumenta com o aumento da latitude geográfica (com a maior proximidade dos Polos Norte e Sul), isto é, quanto menor a incidência de sol, maior a incidência de câncer, para uma mesma população (já comentada em postagem anterior deste blog). RFS.

Nenhum comentário: