Vida Saudável, por Anthony (Tony) Robbins - 1

Vida Saudável, por Anthony (Tony) Robbins - 1


Chave para uma vida saudável - 1

No passado muitas pessoas alcançaram altos níveis de espiritualidade, alguns foram até considerados iluminados como Ramakrishna. Muitos deles morriam cedo com câncer, com o corpo infectado, doente, enfraquecido. Cuidavam de um lado e esqueciam de outro.
Isso acontecia muito na velha energia. Na nova energia as coisas mudaram.
Somos um ser integral com varias partes interagindo entre si, trocando informação e energia. Sim, somos o que pensamos, mas também somos o que sentimos , o que falamos, e também o que comemos e muito mais.....

Temos vários corpos, INCLUSIVE O FÍSICO E TODOS SÃO importantes.
Todos devem ser bem cuidados para que possamos de uma maneira completa realizar nossos sonhos e desejos. Não concebo viver uma vida plena e com alegria sem um corpo físico saudável, forte, brilhante, repleto de energia.
Somos jardineiros e colhemos o que semeamos. Coloque em tua sementeira tudo o que for bom, que te traga saúde, paz, alegria e tua vida sobre a Terra será longa. Tanto quanto queiras que seja, e agradeça quatro vezes pela colheita. Ela será farta, rica, abundante, e nunca acabará.
Não enquanto estiveres ativo, não enquanto estiveres vivendo o sonho de uma bela vida divina-humana em um corpo vibrante, radiante, cheio de energia e iluminado com tuas ricas cores de anjo, participando de um momento muito bonito num belo planeta chamado Terra. Aproveite. Faça durar.

Ofereço as seis chaves para a boa forma para você.


Eu pesava 124 quilos. Um dia, porém, decidi que estava cansado de viver dessa forma, e comecei a estudar sobre o que produzia saúde - e então modelei pessoas que a tinham produzido consistentemente em si próprias.

O campo nutricionista era tão contraditório e confuso, que eu não sabia o que fazer a princípio. Li um livro, e ele dizia faça isso, isso e isso e você viverá para sempre. Ficava então eufórico até que lia o livro seguinte, que dizia que se você fizesse todas aquelas coisas, morreria; logo, devia fazer isso, aquilo e isso.
E, claro, tão logo eu lia um terceiro livro, ele também contradizia os dois primeiros. Todos os autores eram médicos, e, no entanto, não podiam concordar nem nos princípios. .

Eu não estava procurando credenciais. O que queria eram resultados. Então encontrei pessoas que estavam produzindo resultados em seus corpos, pessoas que eram vibrantes e saudáveis.

Descobri o que estavam fazendo - e fiz o mesmo. Compilei tudo que aprendi numa série de compromissos ou princípios para mim, e comecei um programa de 60 dias para viver saudável.

Apliquei esses princípios diariamente, e perdi perto de quinze quilos, em pouco mais de trinta dias. Mais importante: descobri por fim uma maneira de viver, que era fora de discussão e não era orientada por uma dieta - uma maneira que respeitava o modo como meu corpo trabalhava.

Compartilhei aqui com você os princípios pelos quais tenho vivido nos últimos cinco anos. No entanto, antes que o faça, darei um exemplo de como transformaram minha fisiologia. Antes, eu precisava de oito horas de sono.
Também precisava de três despertadores para me acordar pela manhã - um de alarme, um que ligava o rádio e um que acendia as luzes. Agora, posso dirigir um seminário a noite toda, ir dormir uma ou duas da manhã e acordar após cinco ou seis horas de sono, sentindo-me absolutamente vibrante, forte e energizado.

Se minha corrente sangüínea estivesse poluída e o nível de minha energia abalado, estaria tentando fazer o máximo com uma fisiologia limitada. Mas começo com uma fisiologia que me permite mobilizar todas as minhas capacidades físicas e mentais.

Neste capítulo, vou dar as seis chaves para uma fisiologia poderosa e invencível. Muito do que direi abalará coisas em que sempre acreditaram.
Algumas irão contra as noções que você tem agora de boa saúde.
Mas esses seis princípios fizeram maravilhas por mim e para as pessoas com quem trabalhei, assim como para centenas de outros que praticam uma ciência de saúde chamada higiene natural.

Quero que pensem com cuidado, se eles podem trabalhar por você e se seus hábitos atuais de saúde são a maneira mais efetiva de cuidar de seu corpo.
Aplique todos os seis princípios de dez a trinta dias, e julgue sua validade pelos resultados que produzirem em seu corpo, mais do que pelo que possa ter sido educado a acreditar.

Entenda como seu corpo trabalha, respeite-o, e cuide dele. E ele cuidará de você. Você esteve aprendendo como dirigir seu cérebro. Agora deve aprender a dirigir seu corpo.

Comecemos com a primeira chave para viver com saúde ====> - o poder da respiração.

1- O poder da Respiração

A base da saúde é uma corrente sangüínea saudável, o sistema que transporta oxigênio e nutrientes para todas as células de seu corpo. Se você tiver um sistema circulatório saudável, viverá uma vida longa e saudável. Esse meio é a corrente sangüínea. Qual é o botão de controle desse sistema? A respiração.

É a maneira de oxigenar completamente o corpo e, assim, estimular o processo elétrico de cada célula.

Olhemos mais de perto como o corpo trabalha. A respiração não controla só a oxigenação das células. Controla também o fluxo do fluido linfático, que contém os glóbulos brancos do sangue para proteger seu corpo. O que é o sistema linfático? Algumas pessoas pensam que é o sistema de esgoto do corpo.

Cada célula de nosso corpo é cercada por linfa. Você tem quatro vezes mais linfa em seu corpo do que sangue. Aqui está como o sistema linfático trabalha. O sangue é bombeado do coração através das artérias, até os finos e porosos capilares.
Ele carrega oxigênio e nutrientes para os capilares que estão difusos dentro desse fluido que circunda as células, chamado linfa.

As células, tendo conhecimento ou afinidade com o que precisam, tiram oxigênio e nutrientes necessários para sua saúde e então eliminam as toxinas, algumas das quais voltam para os capilares.

Mas as células mortas, proteínas de sangue e outros materiais tóxicos devem ser removidos pelo sistema linfático. E o sistema linfático é ativado por respiração profunda.

As células do corpo dependem do sistema linfático, como único meio de drenar os muitos materiais tóxicos e excesso de fluido, que restringem a quantidade de oxigênio. O fluido passa através dos nódulos linfáticos, onde as células mortas e outros venenos, exceto as proteínas do sangue, são neutralizados e destruídos.

Qual é a importância do sistema linfático? Se ficasse paralisado por vinte e quatro horas, você morreria com as proteínas do sangue que ficariam presas e o excesso de fluido em volta das células.

A corrente sangüínea tem uma bomba: seu coração. Mas o sistema linfático não tem. A única maneira da linfa mover-se é pela respiração profunda e movimento muscular.
Assim, se você, quiser ter uma corrente sangüínea saudável com sistemas linfático e imunológico eficientes, precisa respirar profundamente e produzir os movimentos que os estimulem.

Olhe com reservas para qualquer "programa de saúde", que não o ensine a limpar seu corpo através de uma respiração eficiente.

O dr. Jack Shields, linfologista muito considerado de Santa Bárbara, Califórnia, recentemente conduziu um estudo interessante sobre o sistema imunológico. Colocou câmaras dentro do corpo de pessoas, para ver o que estimulava a purificação do sistema linfático. Descobriu que uma profunda respiração diafragmática é a mais efetiva maneira para conseguir isso.
Essa respiração cria algo como um vácuo que aspira linfa, através da corrente sangüínea, e multiplica o espaço no qual o corpo elimina toxinas.
Na verdade, a respiração profunda e o exercício podem acelerar esse processo em até quinze vezes.

Se você não aproveitar mais nada deste capítulo a não ser o entendimento de uma respiração profunda, poderá aumentar em muito o nível de saúde de seu corpo. Essa é a razão por que sistemas de saúde, como a ioga, dão tanta atenção à respiração saudável. Não há nada como isso para limpar seu corpo.

Não é preciso muito bom senso para perceber que de todos os elementos necessários para uma boa saúde, o mais importante é o oxigênio. Mas é fundamental anotar como ele é importante.
O dr. Otto Warburg, ganhador do Prêmio Nobel e diretor do Max Planck lnstitute for Cell Physiology, estudou o efeito do oxigênio nas células. Ele foi capaz de transformar células normais e saudáveis em células doentes, simplesmente abaixando a quantidade de oxigênio disponível para elas. Seu trabalho foi continuado nos Estados Unidos pelo dr. Harry Goldblatt.
O que isso nos diz? Os pesquisadores concluíram que a falta de oxigênio parece desempenhar um papel importante, fazendo com que células se tornem malignas ou cancerosas. É certo que afetam a qualidade da vida das células.
Lembre-se que a qualidade de sua saúde é na verdade a qualidade de vida de suas células. Assim, oxigenar completamente seu sistema parece ser a prioridade número um, e respirar com eficácia é, por certo, por onde começar.

O problema é que a maioria das pessoas não sabe como respirar. Um de cada três norte-americanos fica com câncer. No entanto, os atletas apresentam, em média, só um caso de câncer para cada sete. Por quê? Estes estudos começaram a nos dar explicações.
Os atletas dão à sua corrente sangüínea o seu mais importante e vital elemento - oxigênio. Outra explicação é que os atletas estimulam o sistema imunológico de seus corpos a trabalharem em níveis máximos ao estimularem o movimento da linfa.

Deixe-me compartilhar com você a maneira mais efetiva de respirar, a fim de limpar o seu sistema. Você deve respirar nesta proporção: inspire e conte um, segure o ar e conte quatro, expire e Conte dois. Se inspirar durante quatro segundos, segure o ar durante dezesseis e expire durante oito.
Por que expirar no dobro do tempo que você inspira? Por que é quando você elimina toxinas pelo seu sistema linfático. Por que segurar o ar durante quatro vezes mais tempo? Por que é quando pode oxigenar completamente o sangue e ativar seu sistema linfático.

Quando você respira, deve começar bem do fundo do abdome, como um aspirador que esteja retirando todas as toxinas do sistema do sangue.

Após fazer exercício você se sente com muita fome? Quer sentar-se e comer um enorme bife, após correr 6 quilômetros? Sabemos que, na verdade, as pessoas não querem. Por que não?

Porque através da respiração saudável seu corpo já está recebendo o que ele mais necessita.
Assim, aqui está a primeira chave para uma vida saudável.
Pare e respire fundo dez vezes, na proporção citada pelo menos três vezes ao dia. Qual é a proporção? Inspire e conte um; segure o ar e conte quatro; expire contando dois.
Por exemplo: começando pelo abdome, inspire fundo pelo nariz, enquanto conta até sete (ou escolha um número maior ou menor, dependendo de sua capacidade). Prenda a respiração por um tempo quatro vezes maior do que o da inspiração, ou seja 28. Agora, expire lentamente pela boca durante duas vezes o tempo da inspiração, ou 14.
Nunca deve cansar-se. Veja com que números pode começar e, aos poucos, desenvolva maior capacidade pulmonar. Faça três vezes ao dia dez dessas respirações profundas e experimentará uma melhoria notável no nível de sua saúde.
Não há comida ou vitamina no mundo que possa fazer por você o que um excelente tipo de respiração pode.

O outro componente essencial de uma respiração, sobretudo saudável, é o exercício aeróbico diário (aeróbico significa, literalmente, "exercício com o ar"). Corrida é muito bom, apesar de um pouco cansativa. Natação é excelente,( ciclismo é também muito bom ).

Anthony Robbins

Nenhum comentário: